quarta-feira, 9 de março de 2011

Guia para Iniciantes: Como iniciar nesse mundo "Game Design"

Primeiramente, para você que está começando a se familiarizar com este mundo de desenvolvimento de games, que cresce mais a cada ano, trazendo interessados investidores para o mercado, e também curiosos, que acabam se apaixonando com a arte de produzir Jogos.


Para resumir, vou explicar o que é preciso para criar um jogo.

  1. Elementos Gráficos.
    Lógicamente, um game é constituido de vários elementos gráficos, tais como personagens, itens, terrenos, mapas, paisagens, efeitos, menus etc....
    Para nossa sorte, hoje existem vários editores gráficos poderosos disponíveis no mercado. São exemplos o 3D Studio Max (3dsmax), o Maya 3D, o Blender ... entre outros. Geralmente o mais usado para produção de games é o 3D Studio Max. Até o final do mês deverá ter muitos tutoriais sobre o 3dsmax aqui no Blog.

  2. Uma Engine.
    A engine (Engrenagem) é um bloco de códigos fontes, feita em algum tipo de linguagem de programação como por exemplo a C++ (Linguagem Orientada a objetos) o Java, entre outras. Não precisa se preocupar com isso, pois para se desenvolver uma Engine Descente, um programador experiente demoraria cerca de um ano. Felizmente existem várias Engines prontas hoje no mercado, e todas com seus respectivos editores, dotados de interfaces gráficas e de bibliotecas riquíssimas. Um exemplo que está mexendo com o mundo dos games é a Unreal Engine 3, da desenvolvedora Epic Games. Eles colocaram para download gratuito no site deles um Kit fantástico: o Unreal Development Kit (UDK). Esse motor gráfico é realmente impressionante, pela facilidade de se programar nele, de montar mapas, animações, materiais, efeitos, e muito mais. Simples Eficiente e poderoso. A escolha perfeita para quem está começando.
    Porém existem muitas outras engines, mais que provavelmente trabalharemos pouco com elas.
Com essas ferramentas se aprimorando cada vez mais, e com a facilidade de acesso a tais programas, o mercado de Games esta cada vez mais aquecido, tendo como complemento um público cada vez maior. Hoje desde a criança de 4 anos de idade até um adulto de 50 anos são fans de Video Games e Jogos de computador.

Fique a vontade para explorar nosso blog, garanto que você irá aprender muito, e ensinar muito também! Boa sorte!

2 comentários:

Unknown disse...

cara vc tem q continuar seu trabalho q vc tava fazendo na youtube, gostei muito de como vc explica, e ainda vc falou sobre um jogo q me atraiu muito o L2, quero muito apreder sobre esta area de servidores, linguagens e etc... E estou com um projeto d montar um servidor se vc puder me ajuda pf me add ai no face guilherme_veressimo2012@hotmail, a foto eh o do kamael
Agradeço sua atençao

25 de setembro de 2012 às 17:20
Tallyson disse...

Muito obrigado Guilherme... Fico feliz que tenha te ajudado, eu também sou muito fan de Lineage 2 e já tive vários servidores... A razão pela qual eu n estou publicando mais vídeos é a de que eu estou sem tempo... Mais pode ficar na expectativa q eu estou sem tempo, porque estou estudando novas técnicas e novos programas para fazer tutoriais melhores e mais fundamentados. Agradeço a visita no Blog... Assim que for possível eu te adiciono no face... Abraço...

26 de setembro de 2012 às 13:43

Postar um comentário

Por favor, não utilize de palavrões ou ofensas que infiram em direitos morais.

Postagens mais visitadas

 
Engine Brasil | by TNB ©2010